terça-feira, 30 de junho de 2009

A Interface clássica

Análise


1 Interface Clássica
Tibia Como primeira avaliação, (desculpe o pleo
nasmo) vamos começar pelo começo. Não Tibia não é o primeiro MMORPG do mundo, mas é bem antigo, e ainda conta com uma interface arcaica mas que é simples e funcional. O jogo é muito criticado por quem joga os mais modernos MMOs por sua aparência "feia", mas os números não mentem, tibia tem uma legião de seguidores, então o que leva pessoas em plena era 3D a jogar um jogo tão pobre gráficamente? Vamos análisar primeiramente alguns tópicos:





-A interface gráfica a qual somos apresentados ao logar é simples, gráficos que lembram os tempos dos games 16bits, quase lembra um browser game.Há uma aba de chat no extremo inferior, a esquerda ficam as guias de skills, Bags, e Equips além do acesso ao menu de opçoes e mapa mundi. É uma janela simples, intuitiva e que não traz grandes dificuldades de localização, não é necessário muito tempo para se acustumar.

-A jogabilidade é a mais simples possível: Clica-se com o botão esquerdo do mouse onde desejamos ir, ou usa se as setas do teclado para a locomoção. A customização é a tremendamente simples tambem, pode se a qualquer momento clicar no seu personagem e escolher a opção "set outfit" que disponibiliza 4 modelos de personagens ( e mais 4 exclusivos para os jogadores premium), depois de escolher o outfit que mais goste, pode se trocar a cor do cabelo, tronco, pernas e sapatos do personagem, através de uma palheta de cores similares à do paint brush





- O gameplay é sempre
muito simples, nada de raças, aqui existem apenas 4 classes que são:
*knight, o Melee e tanker, usam espad
as, maças,machados
*Paladin, atacam a distância com best
as, arcos e lanças
*Druid, os casters, fazem runas de cura e usam varinhas para atacar
*Sorcerer, casters que fazem runas de ataque e lutam com varinhas

No tibia, ao se evolur não existem "pontos" de aprimoramento, você apenas aumenta seu HP ( pontos de vida) e seu MP ( pontos de magia), proporcional a classe escolida. No entanto as skills são evoluidas conforme o uso,por exemplo, seu Knight aumentara sua skill em Sword cada vez que realizar um ataque usando essa arma, quanto maior a skill, maior será o dano. O sistema de Magia é bem peculiar as magias de ataque são usadas atraves de runas, estas runas são feitas por sorcerers e druids, mas podem ser vendidas para qualquer outro player. Há algumas restrições de level e classe. Porém o que vale ressaltar é que aqui as magias não são usadas ao se clicar em um icone específico, para "castar" as magias é preciso escrever no chat as palavras certas.É claro magias de ataque são em sua maioria por runa, mas há magias de localização de players, iluminação do mapa ou mesmo de cura, que são usadas desta forma peculiar.


Os npcs também aprese
ntão essa característica, não a menus com opções, você deve literalmente falar com eles! A evolução de Level é a mais clássica possivel: Matar monstros! Quests aqui em sua maioria são apenas para a aquisição de itens, a falta de locais com muitos monstros as vezes torna o processo de evolução problemático, já que os "spots" mais fortes são disputadíssimos. Se você optar por jogar em um servidor onde o Player vs Player esta habilitado preparece para muita confusão! O famoso "Power Abuse" é explorado ao maxímo pela comunidade Tibiana, ou seja sempre vai ter alguem mais forte que você usando essa força para obter os melhores locais de "upar" ou caçando os mais fracos. Apesar de parecer um defeito este fato cria situações inusitadas, como bando de players andando juntos pra tentar sobreviver, ou mesmo atacando em grupo como verdadeiros saqueadores.Isso se deve ao fato que quando se "morre" no tibia, além de uma perca de experiência, há uma chance de que alguma parte do seu equipamento e ouro fique em seu corpo, disponível para que outros peguem, sendo assim "morrer" neste jogo é muito mais "traumatisante" do que em outros jogos.
O sistema de Clãs do Tibia é extremamente simples, sendo rebaixado a apenas um nome a mais que aparece junto ao seu quando alguem "olha" pra você (opção look) e um chat exclusivo para os membros.
Um dos pontos altos do jogo, mas que infelismente só é explorado pelos jogadores pagantes, é o sistema de casas, pagando uma taxa por mês é possi
vel alugar uma dentre as varias casas disponiveis nas cidades principais, nesta casa é possivel colocar moveis de decoração e expor seus itens mais raros para que os outros jogadores fiquem babando.
Resumindo, é um jogo simples, não necessita de uma máquina poderosa para rodar, possui muitas áreas a serem exploradas e para quem tem um bom domínio de inglês bastante lore. É muito recomendado para quem esta começando sua vida online pela simplicidade e pelo fato de ter muitos brasileiros em todos os seus servidores.



Gostou? Quer jogar ?
Site oficial:http://www.tibia.com
O site: http://www.tibiabr.com contém muita informação sobre o jogo ( em português )



Nenhum comentário:

Postar um comentário