domingo, 19 de julho de 2009

MMO LIFE

Identidade!


Inalgurando uma nova seção com o provisório nome de MMO LIFE ( que falta de criatividade ... ).
O assunto agora não é sobre um jogo específico, mas um tema mais abrangente, o tema de hoje é Identidade.
Estava refletindo um pouco sobre uma trendência nova, principalmente dos jogos de origem oriental de "liberar geral" onde o player cria sua classe de personagem definindo suas skills e atributos, normalmente alguem descobre uma Build apelona e pronto todo mundo copia, lembro me de que a algums anos fui experimentar o silk road, logo que ele saiu, no servidor global, em pouco tempo uma build de arqueiro com magias de gelo, que era apelona ficou muito popular, todo mundo so fazia os malditos frost archers!
A ideia de um guerreiro soltando bolas de fogo muito me agrada, mas então pra que vou fazer um mago magricela que morre com dois tapas ???
Outro ponto fraco dessa liberdade toda é que ela pode deixar os novatos desorientados, quando jogava Megaten fiquei totalmente perdido, ja que o jogo te permite evoluir algumas duzias de skills sem nem te explicar seu funcionamento!
Essa liberdade acaba por desbalanciar totalmente o jogo, quando um jogo possui arquetipos eles são construidos visando um papel na aventura ou um estilo de jogo que agrade quer um exemplo ?
Ragnarok Online 2, um excelente jogo, gráficos muito bons jogabilidade fluida, enfim tudo nele me agrada, so que ele é totalmente desbalanceado!
Enchanters são a fusão dos Magicians e Acolytes ( mago e noviço ), você tem uma classe que cura muito, tem buffs e ainda detona com dano mágico, acabo não precisando de mais nada, morre o fator social, ja que eu não preciso de mais ninguém !
Resumindo, a liberdade total acaba por restringir os jogadores a formulas já testadas, ninguém quer arriscar algo novo e correr o risco de não ser "apelão" ,por isso defendo totalmente jogos que mantenham a velha formula: Tanker,striker,healer ou se preferir defensor, atacante, e curador.
É vaga garantida na party ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário